Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Eliana Calmon deixou o cargo de corregedora do Conselho Nacional de Justiça

    O cargo de Eliana foi assumido pelo Francisco Falcão também ministro do STJ .

    No começo do mês de setembro a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon, deixou o cargo de corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O cargo de Eliana foi assumido pelo Francisco Falcão também ministro do STJ .


    Durante os dois anos em que Eliana Calmon esteve à frente do STJ, seu mandado ficou conhecida por suas posições críticas e seu temperamento forte, estas características sempre repercutiram bastante na imprensa. Muito de seus pronunciamentos foram duros e ofenderam os magistrados.


    Com a saída de Eliana Calmon acredita que o clima entre os magistrados e o STJ deve acalmar, pelo fato do novo ministro, Francisco Falcão, ter um perfil mais discreto.


    Em entrevista ao site Consultor Jurídico, o ministro Francisco Falcão, de 60 anos, declarou que vai atuar com "mão de ferro" apenas quando as corregedorias dos tribunais não punirem magistrados acusados de irregularidades. Falcão promete dar destaque às medidas preventivas. "Ações profiláticas e corretivas são necessárias para que se restaure a credibilidade do Poder Judiciário, disse o corregedor.


    Francisco Falcão


    Nascido em Recife (PE), mas com raízes na Paraíba, Falcão é bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou sua carreira profissional exercendo funções de confiança na prefeitura de Recife e no governo de Pernambuco. Também atuou como advogado em Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro e Brasília. Em 1989, foi indicado em lista tríplice, em primeiro lugar, pelos ministros do Tribunal Federal de Recursos, em vaga de advogado, para compor o Tribunal Regional Federal da 5ª Região. No TRF-5, atuou como presidente, vice-presidente e corregedor. Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco no biênio 1989 a 1991.


    No STJ, já atuou como membro da 1ª Turma, da 1ª Seção, da Corte Especial e do Conselho de Administração, ocupando ainda os cargos de presidente da 1ª Turma e na 1ª Seção. Quando terminar a sua gestão no CNJ, Falcão deverá assumir a presidência do STJ.



    Fonte: site Consultor Jurídico, site Terra



    --

    • Publicações212
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eliana-calmon-deixou-o-cargo-de-corregedora-do-conselho-nacional-de-justica/100061495

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)